O MITO DA CAUSA GANHA
O processo assim como um jogo de xadrez pode ser traçado em várias linhas ou teses sendo impossível o autor saber por completo qual será a linha de defesa da parte demandada.
Então alguns advogados por medo de perder o cliente, ou para conquistá-lo, ou até mesmo por excesso de confiança, acaba prometendo o que não está sob seu total controle, ao afirmar que a causa é ganha.
Assim, muito cuidado caso venha acontecer no mínimo desconfie do profissional.
Alguém lembra das ações da Tese Sobre desaposentação, tese previdenciária que estava aumentando e muito os salários dos segurados do INSS, pois bem há época vi inúmeros advogados prometendo causa ganha, e tal processo foi julgado em definitivo improcedente, e trouxe danos imensuráveis a algumas pessoas, que contavam com a tal causa ganha começaram receber antecipadamente os reajustes e no final tiveram que devolver os valores recebidos, sem contar aqueles que fizeram empréstimo consignado com a nova margem de benefício, foi um desastre, que poderia ter sido evitado.
Ademais, a promessa de causa ganha pode ser considerada infração ética por esses motivos. O advogado é um profissional de confiança que deve ser completamente transparente ao cliente.
Neste ínterim há alguns clientes que também tentam pressionar tal resposta, e acabam até constrangendo o advogado(a), pois os que trabalham seriamente e entendem de forma clara como se dá o resultado do julgamento sabe que é completamente atécnico prometer tal falsidade.
Todavia, não há como ter certeza, de modo que não há como saber qual a tese a parte demandada irá usar, e qual será o entendimento livre e motivado do juízo.
De fato, como todos sabemos o direito não é uma ciência exata, e o resultado de um processo depende de inúmeros fatores, sendo o resultado provável, mas não previsto.
Seja como for, a advocacia é uma atividade de meio e não de resultado. Sendo assim o mais importante é confiança na especialidade do profissional e seu zelo, do que uma falsa e genérica promessa de causa ganha.
Sobretudo o advogado é capaz de ter um direcionamento se viável ou não o pedido/processo, já o caso de certeza de um futuro incerto decidido por terceiros é competência de outros profissionais os quais se dizem videntes, astrólogo, entre outros, e não do advogado.
--
Rafael Netto Pinheiro
Advogado
OAB/MG 166.159
Tel: 32 99827-7533
0 Comments
Postar um comentário
Seja bem vindo! Obrigado por comentar.